WhatsApp

09 out | Fique atenta! | Outubro Rosa | Mamografia

Mamografia porto alegre

mamografia porto alegre


Porto Alegre é a cidade brasileira com maior incidência de casos de câncer de mama.

Apesar de ser um tumor maligno, há grandes chances de cura se a doença for detectada a tempo. É fundamental realizar exames preventivos regularmente.

 

Por que se deve trazer mamografias anteriores? 


É fundamental não só trazer a Mamografia, mas todos os exames de mama. Exames radiológicos são comparativos e analisam a possível evolução do padrão já constatado em exames anteriores. Achados como nódulos, calcificações ou alterações na estrutura interna da mama são estudados na sua evolução. Os exames anteriores também ajudam na detec- cão precoce de alterções. Toda lesão cutânea, verruga ou cicatriz, por exemplo, é marcada para evitar confundir com achados significativos para o estudo da mama.

 

Existe alguma situação em que a mamografia deve ser evitada?


Caso a mulher esteja grávida, o exame escolhido inicialmente será o ultrassom das mamas. Porém também pode ser realizada durante o período gestacional caso seja indispensável para o diagnóstico. A quantidade de radiação que chega até o feto é minima, não causa danos a ele.

 

Qual a diferença entre Mamografia e Ecografia das mamas?


A Mamografia é um exame que utiliza Raios-X em pequenas doses e que pode ser usado na detecção precoce do câncer de mama, mesmo em mulheres sem sintomas. A Ecografia utiliza ondas sonoras de alta frequência e é utilizada como complemento à mamografia, tanto para caracterizar lesões identificadas na mamografia, como para detectar lesões ocultas à mamografia. A ecografia também é essencial na avalição de lesões palpáveis

Galeria

<- Voltar