WhatsApp

06 nov | Casos RM

Letcia_Canazaro.jpg

A Dra. Letícia Frigo Canazaro, sob a supervisão do Dr. Ênio Tadashi Setogutti, apresentou no dia 23/10 (terça-feira) características da encefalite. O caso descrito é de um paciente de 56 anos com quadro de confusão mental, além de suspeita de meningite. A primeira tomografia computadorizada não apresentou alterações.
Read More
A encefalite pode ser classificada em viral, bacteriana, fúngica, parasitária e priônica. A viral acomete predominantemente a região parenquimatosa, podendo estender-se às leptomeninges. A encefalite viral caracteriza-se pelas crises epilépticas com origem no sistema límbico e lobos temporais. Os pacientes afetados por esse quadro clínico apresentam alteração do estado mental e nível de consciência, além de déficit neurológico focal, convulsões e febre. As principais sequelas são encefalomalácia multicística, atrofia e calcificações parenquimatosas.
A Encefalite Herpética, um tipo de encefalite viral, desenvolve edema no córtex temporal medial, substância branca dos lobos temporais e porção inferior dos frontais, com efeito expansivo. Na fase inicial há aumento do volume de fluxo sanguíneo nas regiões acometidas. O encontro foi encerrado com o apontamento de diagnósticos diferenciais de encefalite: límbica, neoplasia, neurossífilis.

Galeria

<- Voltar